Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa

Páscoa no mundo

Veja como a festa é celebrada nos Estados Unidos,
na Europa e na Ásia

Ao abrir seu ovo de chocolate na manhã do domingo de Páscoa, você achou um brinde diferente: sandálias voadoras. Depois de colocá-las, decidiu ver como era a comemoração da Páscoa pelo mundo. Sua primeira parada foi nos Estados Unidos. Lá, as crianças brincam de caça ao ovo no domingo de Páscoa (foto ao lado). Os ovos cozidos, decorados com tintas, são escondidos pelos pais no quintal ou dentro de casa.

Ao passar pela Bélgica e pela França, você estranhou o silêncio nas cidades. Logo descobriu o motivo: os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Diz uma lenda local que os sinos voam para Roma até a Páscoa e quando voltam... deixam cair ovos para todo mundo encontrar! Por via das dúvidas, as crianças belgas fazem ninhos de palha e os escondem na grama para que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

Na Páscoa da Bulgária, há o costume de colorir ovos cozidos após a missa na Quinta-feira Santa. Eles também fazem pães pascais chamados kolache ou kozunak. Um pão é decorado com número ímpar de ovos vermelhos e levado à igreja na madrugada de sábado. Os pães e ovos são abençoados e dados aos amigos turcos da família - padrinhos, madrinhas, pais e parentes. Depois de comer um pedaço, você percebeu que o gosto era parecido com panetone! Após o almoço de Páscoa, cada pessoa da família pega um ovo e todos começam a batê-los uns com os outros. Quem ficar com o ovo inteiro terá um ano de sorte.

Cesta de ovos de Páscoa ucranianos
A Páscoa da Suécia faz lembrar o dia das bruxas americano. Na quinta-feira Santa ou na véspera da Páscoa, as crianças suecas vestem-se de bruxos, visitam seus vizinhos e deixam um cartão decorado para conseguir doce ou dinheiro! No oeste da Suécia, os cartões são deixados nas caixas de correios ou debaixo das portas, mas ninguém pode ver quem os colocou!

A sua viagem chega ao final do outro lado do mundo: na Índia e China. A população indiana, que segue a religião hindu, promove o festival Holi, para lembrar como o deus Krishna apareceu. As pessoas dançam, tocam flautas e fazem comidas especiais. Então, é hora de visitar os amigos e experimentar o que cada um preparou! O dono da casa costuma marcar a testa de seus convidados com pó colorido. Já na China, na época da Páscoa, acontece o Ching-Ming. Durante essa festividade, as pessoas visitam os túmulos de seus ancestrais e fazem oferendas, como refeições e doces. O objetivo é deixar os ancestrais satisfeitos com seus descendentes.

Europa Oriental, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
As pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Diz a tradição que as crianças bem comportadas na noite anterior ao domingo ganham ovos coloridos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.
Armênios decoravam cascas de ovos intactos com figuras cristãs, da Virgem Maria e outros temas religiosos.

» Como é calculado o Dia da Páscoa?
» Para desejar "Feliz Páscoa" em diversas línguas!
» Comemorada a Páscoa em diversos lugares
» Entenda o Significado dos Simbolos da Páscoa!
»
Saiba o verdadeiro Significado da Páscoa!
» Feliz Páscoa!



Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...