Feliz Páscoa Ressureição de Cristo!Domingo de RamosÚltima CeiaCrucificação de Jesus CristoRessurreição de Cristo - Páscoa
Mensagem Favorita

Natal Pelo Mundo

Nota 1Nota 2
Nota 3Nota 4
Nota 5Nota 6
Nota 7Nota 8
Nota 9Nota 10
Categoria: Comemorativa
Views: 129902
Envios: 338
Alemanha
Christkind e Weihnachtsmann entregam presentes
Na Alemanha, as crianças recebem balas e outros doces das mãos de São Nicolau na noite de 5 de dezembro. Elas só podem conhecer as surpresas na manhã seguinte, dia 6, quando é celebrado o nascimento do santo.
No sul do país, onde há mais católicos, acredita-se que o Christkind (Menino Jesus) entregue os presentes na noite de Natal. Nas regiões do norte da Alemanha, os pais costumam dizer que o Weihnachtsmann (Homem do Natal) é quem distribui os presentes.
Também é tradição nas famílias germânicas armar uma árvore de Natal decorada com luzes e ornamentos coloridos. Bolos aromáticos chamados de lebkuchen são preparados em vários formatos e usados como decoração.
Austrália e Nova Zelândia
Calor, presentes e piquenique
Na Austrália e Nova Zelândia, como no Brasil, o Natal acontece no verão. Muitas pessoas celebram a data fazendo um piquenique ou indo à praia. Em muitas cidades, as pessoas cantam músicas natalinas. Peru e pudim de ameixas são os pratos tradicionais da data e mais populares nas comemorações em família.
Na Austrália, as pessoas da mesma família sempre comemoram reunidas, mas cada ano em uma casa diferente. O prato principal na ceia de Natal é carangueijo ou outro crustáceo. Além da reunião na mesa, claro, como manda a tradição comercial, os familiares e amigos trocam presentes.

Brasil
Festa, reunião com amigos e presentes
O Natal em um dos maiores países católicos do mundo também tem uma noite animada para as famílias. O calor nesta época do ano dificulta o trabalho do Papai Noel, que ainda é obrigado a usar barba, bigode, calça comprida e casaco de manga longa para descer de chaminé em chaminé e distribuir presentes para os brasileiros.
No Brasil, presentes são fundamentais no Natal. Por menores e mais simples que sejam, todas as pessoas querem ganhar algo na noite de 24 de dezembro. Muitas pessoas também aproveitam para realizar trabalhos voluntários, fazendo doações a crianças abandonadas e idosos.
Na mesa dos brasileiros na ceia de Natal há tanto o delicioso panettone, como o bolo de mel, chester e vinho. Não há um prato típico brasileiro.
Canadá
Ritual ancestral reúne famílias no Canadá
O Natal, além de ser uma data especial no Canadá, é uma época de comércio. Milhares de árvores de Natal são cultivadas de 7 a 10 anos em fazendas produtoras, para no dia 24 de dezembro de cada ano estarem enfeitadas e com presentes embaixo.
Como tradição, em algumas regiões dos Estados Unidos e Canadá, grupos étnicos seguem os costumes de Natal dos seus ancestrais. Alguns negros norte-americanos combinam o Natal com o Kwanzaa, um feriado afro-americano que dura sete dias, de 26 de Dezembro a 1 de Janeiro: a cada dia, as famílias acendem uma vela simbolizando um dos sete princípios, incluindo criatividade, fé e união

Dinamarca, Noruega e Suécia

Quem encontrar amêndoa dentro de bolo tem sorte o ano inteiro
Nos países escandinavos, a ceia de Natal inclui um pudim de arroz com uma amêndoa no interior. Segundo a tradição, a pessoa que encontrar o cereal na sua porção terá boa sorte durante todo o ano seguinte. O julgrot é um dos alimentos que está presente no jantar em quase todas as famílias católicas nesses três países.
O Papai Noel é um personagem familiar na região, mas muitas crianças acreditam que um duende é quem traz os presentes do velhinho até suas casas. Os dinamarqueses e noruegueses chamam o duende de Julenissen, e os suecos se referem a ele como Jultometen.
Escócia

Festivais de Música natalina animam escoceses e turistas
Na Escócia, as pessoas também comem peru assado e trocam pequenos presentes. Algumas famílias montam árvores de Natal e cantam músicas, mas a maioria deixa a celebração maior para a noite de Ano Novo.
Durante o feriado de Natal, moradores das cidades e turistas podem se divertir nas ruas com festivais de música. No mês de dezembro há espetáculos natalinos em grandes e típicos mercados. Na cidade de York, realiza-se o Festival de Músicas Natalinas, atração para todos que querem conhecer um pouco da cultura escocesa e apreciar show divertidos.

Espanha

Tradição e fogueira no Natal
Na Espanha é tradicional o cordeiro, o besugo (um peixe), os mariscos, os turrones, os marzipãs e os polvilhos, sem que, desde finais do século XIX, falte o insubstituível cava (vinho espumoso do estilo do champanhe) para acompanhá-los e brindar pela felicidade e boa sorte na ceia de Natal.
Além da comida tradicional de Natal, os espanhóis fazem também fogueiras para festejar o solstício de inverno na região. Durante a noite, os espanhóis pulam as fogueiras como garantia de saúde no ano seguinte.

Estados Unidos
Árvore de Natal, presentes e Papai Noel fazem parte das festas nos EUA
Nos Estados Unidos, as pessoas decoram suas casas com árvores de Natal, guirlandas e outros enfeites. As ruas das cidades são decoradas com luzes coloridas e sons de sinos e canções natalinas ecoam por todos os lugares. Muitas pessoas vão à igreja na manhã de Natal ou na noite de 24 de dezembro.
As crianças costumam escrever cartas para o Santa Claus pedindo presentes. Muitos festejam com saudações e votos de felicidades a seus amigos e familiares através da troca de cartões de Natal. Nesta época do ano, muitas empresas dão presentes a seus empregados.
Na maioria das casas, a árvore de Natal é a principal atração da festa, principalmente por causa dos presentes, que são depositados na sua parte inferior. O jantar tradicional inclui uma variedade de pratos, como peru recheado, purê de batatas e bolo de frutas.
Em algumas regiões dos Estados Unidos e Canadá, grupos étnicos seguem os costumes de Natal dos seus ancestrais. Alguns negros norte-americanos combinam o Natal com o Kwanzaa, um feriado afro-americano com duração de sete dias, de 26 de dezembro a 1º de janeiro: a cada dia, as famílias acendem uma vela simbolizando um dos sete princípios, incluindo criatividade, fé e união.

Filipinas
Trick or treat na noite de 24
Os mais importantes símbolos de Natal nas Filipinas são os Parols, spécie de lanternas decorativas, feitas de bambu, papel crepom e velas, que as pessoas usam para enfeitar as casas e iluminar as ruas. Eles simbolizam a fé e esperança.
Nas Filipinas, os preparativos para o Natal começam em setembro, quando as lojas selecionam os enfeites para as vitrines. Além do comércio e da venda de produtos especiais para a data, costuma-se arrecadar verba para idosos e crianças abandonadas.
Para a noite de 24 dezembro, além de presentes e do calor típico da região, os filipinos estão acostumados a festejar o nascimento de Jesus com um barulhento show de fogos de artifício. As crianças repetem o hábito do Dia das Bruxas e saem às ruas para pedir doces de casa em casa.

França
Père Noel deixa presentes dentro de sapatos
Na França, as crianças colocam seus sapatos na frente da lareira para que o Père Noel possa enchê-los de presentes.
Muitas famílias católicas vão à missa e depois fazem um jantar festivo chamado Le reveillon. A maioria das famílias também decora suas casas com presépios montados com figuras de argila, que são compradas em feiras especiais antes do feriado.
O cardápio da ceia de Natal varia de acordo com a região do país e pode incluir ganso, bolinhos de trigo muçulmano com creme azedo, peru com castanhas e ostras e patê de fígado de ganso (foie gras).
Inglaterra

Father Christmas encanta adultos e crianças
Na Inglaterra, as crianças penduram meias compridas na véspera de Natal para que o Father Christmas (versão britânica do Papai Noel) as encha de presentes.
A grande comemoração acontece no dia 25 de dezembro, quado à tarde, a maioria das famílias assiste pela televisão à mensagem especial de Natal emitida pela rainha da Inglaterra e troca presentes.
Na hora da ceia, o cardápio é formado por peru assado, torta de carne e pudim de ameixa, como sobremesa. Alguns dias antes do Natal, grupos de corais passam de casa-em-casa entoando músicas natalinas, crianças pedem dinheiro.
Irlanda
Nollaig tem pudim, velas acesas, pinheiro e histórias
Para os irlandeses, o Nollaig é a data mais importante e animada do ano. Diversos ditados enriquecem as lendas e as tradições entre as famílias. Na Irlanda, Natal sem neve é um mau sinal, a ausência do frio e dos flocos brancos sobre as casas e carros pode prever um ano cheio de dificuldades para os irlandeses, de acordo com os contos antigos. Mas na maioria das vezes, o Natal é comemorado sem neve.
Outro costume é a narração de histórias na noite de 24 de dezembro. Geralmente, o homem mais velho da família reúne as crianças e os jovens em volta da mesa para contar a vida de Maria de José até a chegada a Belém e nascimento do Menino Jesus.
Para completar o clima de Natal, as famílias colocam velas acesas nas janelas de suas casas, sinalizando boas vindas ao casal, iluminando o caminho do Menino Jesus.
Na hora da ceia, a diversão fica por conta da sobremesa, o Plum Pudding, que de tão especial leva semanas até ficar pronto para servir.
Itália
Alegria é ganhar presentes de La Befana
Como manda a tradição católica, na terra do Papa, as famílias armam presépios que na noite de Natal recebem a visita del Bambino (O Menino Jesus). Antes da ceia natalina, participar da missa e rezar é "lei" na Itália.
O cardápio de muitas famílias italianas é formado por enguias no jantar de Natal, além de um pão especial chamado panettone, disputado pedaço a pedaço pelas crianças. O pão é recheado com passas de uva e frutas cristalizadas.
La Befana, uma bruxa velha e bondosa é a principal responsável pela alegria da meninada. Ao contrário do Brasil e de outros países, é ela que distribui presentes para os garotos.
De acordo com a lenda, os Sábios pediram à bruxa que os acompanhasse para ver o menino Jesus. Ela não pôde ir, pois estava muito ocupada limpando a casa. Todo ano, La Befana vai de casa em casa, deixando presentes e procurando pelo menino Jesus.
México
Mexicanos festejam Natal com encenação
Os nove dias que antescedem o Natal têm uma importância especial no México. Eles são denominados posadas (hospedaria, pousada). Em cada dia, os mexicanos encenam a busca de Maria e José por um alojamento em Belém. Duas crianças carregando imagens dos pais do Menino Jesus conduzem uma procissão até determinada casa. As pessoas batem na porta e pedem abrigo. Como diz a história original, o pedido é inicialmente recusado, até que finalmente o dono da casa aceita.
Depois de cada cerimônia das posadas, os mexicanos festejam alegremente. As crianças tentam quebrar a piñata, um objeto de papel ou argila pendurado no teto, vivamente decorado, contendo em seu interior doces e pequenos presentes. A piñata pode ter a forma de um animal, um duende, uma estrela ou outro objeto, e as crianças tentam quebrá-la com um bastão, golpeando com os olhos vendados. Quando ela é finalmente quebrada, as crianças disputam os doces e presentes que caem no chão

Polônia
Tradição marca jantar em família
Na Polônia, muitos hábitos ainda são conservados. No dia 24 de dezembro, quando surgem as primeiras estrelas no céu, as famílias começam a preparar a ceia de Natal. Na mesa, até os familiares mortos recebem espaço, e pão ázimo (que não levou fermento) é distribuído para os animais de estmimação, para garantir que fiquem saudáveis no ano seguinte.
À meia-noite, as pessoas vão à Pasterka (Missa do Pastor). Até hoje, muitas famílias seguem o costume de quebrar o oplatek, um fino biscoito feito de farinha de trigo e água, sobre o qual há cenas do nascimento de Jesus estampadas. O chefe da família segura o biscoito, e cada membro quebra um pequeno pedaço, comendo-o em seguida.
A refeição da véspera de Natal inclui peixe, sauerkraut (repolho azedo), panquecas de batata e sopa de beterraba. Antigamente, a ceia era composta por 12 pratos diferentes em homenagem aos 12 Apóstolos que participaram da Santa Ceia com Jesus Cristo. Hoje, a mesa é um pouco mais modesta.
imagem
Imprimir
Publicação:2002-11-30
Nota:6,50/10, com 576 votos.
  • Enviar
  • Editar
Enviar por ORKUT
Remetente
Destinatário
Agenda
Recado Pessoal
Enviar em: / /



Mensagens Virtuais
Participe: O que você quer ver nesta página?
Contato: Envie sugestões e dúvidas
Erro: Informar erro nesta página
Cadastro: Cadastre-se e tenha seu blog



Mensagens Virtuais ® por Renato Hoffmann
Desde 21/09/98 - 14 anos | Brasil
Mensagens Virtuais

Mensagens Virtuais de páscoa
Carregando...